Esteve reunida com cuidadores dos usuários da APAE a fisioterapeuta Thaís Marran de Souza, no dia 05/06 (quarta-feira), nos períodos da manhã e da tarde, na sala de reuniões da instituição, para apresentar o Projeto Saúde e Bem-Estar do Cuidador.
Conforme a fisioterapeuta Thaís, o Projeto Saúde e Bem-Estar do Cuidador surgiu através de um olhar sistêmico onde foi possível observar que além dos usuários que recebem o atendimento de fisioterapia na APAE, há também os cuidadores que necessitam de cuidados, pois devido a sua constante tarefa e empenho em cuidar e zelar do outro, muitas vezes apresentam sintomas físicos e emocionais prejudiciais à sua saúde e bem-estar.
O projeto será realizado utilizando a microfisioterapia, uma técnica de fisioterapia manual elaborada pelos fisioterapeutas franceses Daniel Grosjean e Patrice Bénini que consiste em identificar a causa primária de uma doença ou sintoma e estimular a auto-cura do organismo através da micropalpação e um estudo aprofundado do corpo humano, explica Marran.
A profissional se capacitou realizando cursos e adquirindo material, tendo feito um alto investimento de recursos para a realização do projeto, que será realizado sem custo algum ao cuidador e terá início neste mês de junho, com término em dezembro deste ano aos cuidadores dos usuários que recebem atendimento na fisioterapia e/ou hidroterapia, e que realmente se comprometam a comparecer com horário marcado nas sessões, que terão duração de aproximadamente uma hora a uma hora e meia e o retorno após 40 dias, que é o tempo mínimo para o processamento das informações no corpo. Sendo que na primeira sessão será realizada a avaliação e em seguida atendimento, e na segunda sessão, atendimento e reavaliação.
Os atendimentos serão na sala de fisioterapia de forma individual, com auxílio de uma maca e material correspondente a técnica, e acontecerão as sextas-feiras às 9h30. Durante o inverno, quando não houver hidroterapia, os atendimentos serão realizados as terças e quintas.
'Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas.'