Ontem (19/06) a Escola de Educação Especial Julio Cesar Nobre – APAE recebeu os membros e parceiros do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (COMPOD) para conversar com pais e responsáveis de alunos, professores e alunos sobre a prevenção e combate às drogas.
Antes de iniciar as palestras pelos membros e parceiros do Conselho os alunos cantaram a música 'salve o planeta' de Débora Teen.
Dando abertura às conversas a assistente social da APAE Juliana Marques Rufino informou ao público presente que o COMPOD iniciou no dia 25 de junho a 2ª Semana Municipal de Combate às Drogas.
Disse ainda que as atividades desta Semana têm a participação das Secretarias Municipais de Saúde, Assistência Social, Educação Esportes e Lazer, e Desenvolvimento Econômico, das Polícias Civil e Militar, CAPS, Conselho Tutelar, Conselho Comunitário de Segurança, Maçonaria, Revivi, Narcóticos Anônimos, Alcoólicos Anônimos, Igreja Católica e Conselho de Pastores Evangélicos.
O COMPOD foi criado pela Administração Municipal que tem por finalidade instituir e desenvolver políticas sobre drogas com ações de prevenção ao uso, reabilitação, reinserção social e combate ao tráfico de entorpecentes, explica Juliana.
Expôs ainda que, as ações contam com o apoio da Câmara Municipal de Vereadores e Ministério Público.
Estiveram presentes para conversar sobre o assunto: irmã Rizeuda Araújo, da Igreja Católica, membro do COMPOD e os parceiros do Conselho Dr. Anézio Rosa de Andrade, delegado da Polícia Civil, Kerollin Marques Martins, enfermeira do CAPS, Dr. Sérgio Luiz Boretti, médico do ESF 4, Jakeline Cavichioni, enfermeira do ESF 4 e Jocilene Cristina Evangelista BagaTeli, dentista do ESF 4.
A primeira a palestrar foi a irmã Rizeuda Araújo, da Igreja Católica, que informou da importância do COMPOD e do apoio da sociedade para contribuir no combate às drogas.
Em seguida, a enfermeira do CAPS Kerollin Marques Martins, falou sobre as drogas lícitas e ilícitas, seus efeitos no organismo e as consequências na vida social.
Logo após, o Dr. Anézio Rosa de Andrade, delegado da Polícia Civil, explicou sobre a importância da prevenção e do combate às drogas.
Dr. Sérgio Luiz Boretti, médico do ESF 4, explanou por final sobre o uso de drogas na gravidez, os problemas que podem ocorrer com o feto e com a mãe, e as sequelas que podem ser levadas para o resto da vida à ambos, além do risco de morte.
Encerrando a assistente social Juliana agradeceu, em nome da presidente Maria Lurdes Portugal e da diretora Marinalva de Souza Farias da Costa, que não puderam estar presentes devido a outros compromissos, às famílias presentes dos alunos e a equipe do COMPOD, em especial a conselheira Valéria Barros de Oliveira e ao presidente José Emilson Ortega que se mobilizaram por esta ação na APAE e não puderam estar presentes por estarem participando de ações do Conselho em Campo Grande.
'Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas.'