No dia 15/05 (terça-feira), a direção da Escola de Educação Especial Julio Cesar Nobre – APAE, se reuniu com pais e responsáveis pelos alunos para apresentar a assistente social Juliana Marques Rufino e a instrutora de artes culturais Fernanda Fernandes Ferreira que farão parte da equipe apaeana e tratar sobre as Olimpíadas Regionais das APAEs. A abertura da reunião foi feita pelo autodefensor Alan Cesar Leandro.
O papel da assistente social Juliano Rufino é de amparar aqueles que de alguma forma não tem total acesso à cidadania, ajudando-os a resolver problemas ligados a educação, habitação, emprego, saúde, dentre outros.
Já a instrutora de artes culturais Fernanda Ferreira, veio para fortalecer o desenvolvimento do aluno através do ensino de teorias e práticas relativas a artes visuais e a música, utilizando técnicas, recursos e instrumentos para exteriorizar a arte através da música, teatro, reciclagem, contação de estória/história e demais atividades similares.
A diretora Marinalva de Souza Farias da Costa que também é conselheira da 7ª Região juntamente com a educadora física Rosimary Coutinho Ximenes, que também é coordenadora dos professores de educação da 7ª Região, explanaram sobre a X Olimpíadas Especiais das APAEs, Edição Regional, que será realizada em Itaporã-MS, contando 75 atletas, dentre estes, 12 atletas da APAE de Caarapó, que participarão das seguintes modalidades: atletismo, futsal, futebol suíço e natação.
Foi passado aos pais e responsáveis o cronograma do evento e todos os procedimentos para escolha da sede e o projeto piloto da 7ª Região para angariar os recursos para a realização das Olimpíadas, bem como a importância da participação dos alunos nos jogos e dos pais e responsáveis no apoio a eles.
A equipe regional informou ainda na reunião a importância da educação física ao aluno no seu desenvolvimento, e que as olimpíadas das APAEs é realizada justamente para proporcionar, dentre todos os benefícios da prática regular de atividade física que são mundialmente conhecidos, a oportunidade de testar seus limites e potencialidades, prevenir as enfermidades secundárias a sua deficiência e promover a integração social do indivíduo.
No final da reunião o grupo de mães do Projeto Mães APAExonadas entregaram para as mães presentes um pote com biscoito feito pelo grupo em lembrança e comemoração ao Dia das Mães.
'Pessoas com deficiência: direitos, necessidades e realizações'