Com o tema NÃO QUERO MORRER – Quem pensa em suicídio precisa de ajuda para enxergar uma solução, a APAE de Caarapó pelo quarto ano consecutivo, tem apoiado a Igreja Adventista do 7º Dia (IASD) no Projeto Quebrando o Silêncio, que é um projeto educativo e de prevenção contra o abuso e a violência doméstica promovido anualmente pela IASD em oito países da América do Sul (Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai) desde o ano de 2002.
A campanha se desenvolve durante todo o ano, mas uma das suas principais ações ocorre sempre no quarto sábado do mês de agosto. Este é o Dia de ênfase contra o abuso e a violência, quando ocorrem passeatas, fóruns, escola de pais, eventos de educação contra a violência e manifestações na América do Sul.
A cada ano um tema é escolhido para ser discutido e abordado com propósito de conscientizar a comunidade, denunciar abusadores e ajudar as vítimas.
A cada 40 segundos, alguém comete suicídio ao redor do mundo. No entanto, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), 90% dos casos poderiam ser evitados, se os sinais claros de pedido de ajuda fossem identificados em tempo e essas pessoas tivessem o encaminhamento adequado para tratar seus problemas emocionais. Um dos aspectos mais importantes na prevenção é ajudar quem tem ideias suicidas a encontrar ou redescobrir um sentido para a vida.
A Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) de Caarapó em parceria com a APAE, a Secretaria Municipal de Educação, a Secretaria Municipal de Assistência Social e a Guarda Mirim, e com apoio da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, teve como meta no dia oficial (25/08/2018) mobilizar a sociedade do município quanto ao tema proposto.
Durante os dias da campanha foram realizadas diversas ações, tais como: distribuição de panfletos e revistas educativas, palestra sobre o tema em instituições de ensino, de projetos socioassistenciais e passeata com faixas sobre o tema com a participação dos Clubes de Desbravadores de Caarapó e Dourados, que ocorreu no dia 25/08.
A APAE disponibilizou funcionários e alunos para atuarem junto aos membros da Igreja Adventista na distribuição de revistas, panfletos e participação em palestras nas escolas municipais, rede da assistência social, Guarda Mirim, dentre outras instituições.
A entidade, como defensora de direitos da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, além de atender seus assistidos, presta serviços a toda comunidade local, em forma de parceria, com apoio dos Poderes Executivo e Legislativo.
Os materiais foram fornecidos pela igreja para serem distribuídos gratuitamente e as palestras foram realizadas pelo funcionário da APAE e membro da IASD Alexandro Pastorello (Alex), acompanhado do coordenador pedagógico da APAE José Antonio da Silva (prof. Zezão) e membros da Igreja Adventista do 7º Dia.
CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES
25/08, às 9h - Abertura do Projeto na APAE;
25/08, às 10h - Passeata com a participação de Clubes de Desbravadores de Dourados pelas principais vias da cidade;
11/09, às 13h - Palestra e distribuição de materiais na Guarda Mirim (adolescentes de 12 a 16 anos);
12/09, às 13h - Palestra e distribuição de materiais na Escola Municipal Moacir Franco de Carvalho (alunos do 5º ao 6º ano);
13/09, às 8h - Palestra e distribuição de materiais na Escola Municipal Moacir Franco de Carvalho (alunos do 5º ao 9º ano);
13/09, às 18h - Palestra e distribuição de materiais no SCFV Sorriso de Criança I (famílias);
14/09, às 13h30 - Palestra e distribuição de materiais no SCFV Ação Jovem (adolescentes);
17/09, às 8h - Palestra e distribuição de materiais na Escola Municipal Rui Barbosa (alunos do 5º ao 9º ano);
18/09, às 9h - Palestra e distribuição de materiais no PAIF/Escola Frei João Damasceno Distrito de Nova América (adolescentes);
18/09, às 13h30 - Palestra e distribuição de materiais na Escola de Educação Especial Julio Cesar Nobre (alunos e pais) e homenagem aos 26 anos da APAE;
19/09, às 9h - Palestra e distribuição de materiais no CRAS Indígena;
27/09, às 14h - Palestra e distribuição de materiais noPAIF/Escola Padre José Anchieta Distrito de Cristalina (adolescentes);
30/10, às 19h - Palestra e distribuição de materiais no SCFV Ação Jovem (famílias);
07/11, às 9h - Palestra e distribuição de materiais no CRAS Indígena (famílias).
O principal objetivo do projeto foi informar pais, estudantes, professores, sociedade em geral e formar multiplicadores no combate à violência doméstica, em especial, ao suicídio, que tem aumentado significativamente em todo o país, sendo que a maioria das vítimas são adolescentes e pessoas com deficiência mental.
Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas