A APAE de Caarapó, representada pela diretora Marinalva de Souza Farias da Costa e pela diretora social Marisônia de Souza Farias, esteve presente no 26 º Congresso Nacional das Apaes e do 7º Fórum de Autogestão e Autodefensoria, que foi realizado nos dias 08 a 10 de novembro, no Centro de Convenções de Natal, Rio Grande do Norte, com o tema APAE 60 anos: celebrando conquistas, assumindo novos desafios.
Foram mais de 80 palestrantes, entre especialistas, mestres e doutores, que disseminaram conhecimento para milhares de pessoas.
O Congresso Nacional das APAES é o maior evento do Movimento Apaeano que reúne milhares de pessoas a cada três anos para compartilhar métodos e conhecimentos, teóricos e práticos, entre os participantes, que vão desde a pessoa com deficiência que vive diariamente diversos desafios, até doutores de áreas que abordam a realidade das pessoas com deficiência intelectual e múltipla em uma perspectiva teórica.
Uma das frentes de luta da Rede APAE é a de combater a desigualdade de valores que propiciam ao ser humano cidadania e condições de desenvolvimento, não visando apenas ao que o homem é capaz de produzir, mas também, pelo que é capaz de aprender, de ser, de conviver e transformar os saberes, a si próprio e a sociedade em que vive.
Somente um trabalho de esclarecimento à comunidade, aos grupos formais e informais que compõe a sociedade poderá reduzir desigualdades, transformar lutas em conquistas e minimizar e/ou eliminar violências simbólicas e sociais que enfrentam aqueles com a causa da deficiência – pais, irmãos, familiares, profissionais, amigos e principalmente, as próprias pessoas com deficiência.
Com esse evento, busca-se ampliação de conhecimentos, diante do grande encontro de pesquisas e experiências, o que fortalece a Rede APAE no enfrentamento às resistências da sociedade com relação à aceitação e à efetivação dos direitos da pessoa com deficiência.
Para saber mais sobre o congresso acesse os links abaixo: