A APAE de Caarapó-MS realizou diversas atividades na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2019, que corresponde ao período de 21 a 28 de agosto.
No dia 21/08 (quarta-feira), foi aberta a programação com a Integração entre Guarda Mirim e a APAE, com momento cívico e carrocel de atividades esportivas.
Já no dia 22/08 (quinta-feira), foram realizados jogos esportivos entre os alunos com o objetivo de trabalhar em equipe e estimular o raciocínio lógico.
Na sexta-feira (23/08), foram realizadas atividades educacionais sobre o tema da Semana Nacional 'Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas',em sala de aula e apresentação de dança na Escola Estadual Joaquim Vianna com as duas apresentações premiadas da APAE no Festival Regional em Dourados.
Na segunda-feira (26/08), foi realizada uma palestra sobre Cuidados sobre Saúde com o Dr. Silvio Ueda (médico do trabalho no município) para todos os funcionários da APAE, com o objetivo de cuidar de quem cuida dos alunos na instituição.
No dia 27/08 (terça-feira), foi realizada uma palestra com o Dr. Sérgio Nogueira (teólogo, pedagogo, mestre em Ciências da Religião e vereador em Dourados) que contou sobre sua experiência como pai especial e como se deve utilizar as 5 Linguagens do Amor em Famílias Especiais (palavras de afirmação, tempo de qualidade, presentes, atos de serviço e toque físico) tiradas do livro de Gary Chapman.
Encerrando as atividades, na quarta-feira (28/08), teve a apresentação do Coral Raio de Luz e Grupo de Violão do Conviver, mostrando que a música conforta, traz alegria e integra as pessoas. Os alunos cantaram juntos e se divertiram em uma pequena pista de dança montada pela equipe apaeana.
Com o tema Família e Pessoa com Deficiência: Protagonistas na Implementação das Políticas Públicas, a Rede Apae anunciou a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla (2019). Reconhecemos que ainda há muito a fazer para que essas pessoas sejam de fato participantes e atuantes, com expressivo destaque nas proposições, elaboração e implementação das políticas públicas. O tema requer ampla mobilização, no sentido de prepararmos as famílias e as pessoas com deficiência para a aquisição das competências, habilidades, atitudes, valores e ética necessárias para atuarem com segurança no cotidiano e nas interações sociais. Ao mesmo tempo, evoluírem como protagonistas. Portanto, foram feitos esforços para ampliar o tema em discussão, e continuar escrevendo sobre o assunto, amplo e motivador.
'Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas.'