Nos dias 31/05 (sexta-feira) e 01/06 (sábado) os alunos da Escola de Educação Especial Julio Cesar Nobre – APAE de Caarapó-MS participaram do X Festival Estadual Nossa Arte, realizado no Salão do Conviver em Nova Andradina-MS.
Estiveram presentes 12 delegações das Apaes de Mato Grosso do Sul, composta por 28 municípios, com a participação de aproximadamente 400 pessoas.
Neste evento os alunos se transformam em artistas e apresentam suas habilidades, superam limites e emociona quem assiste, destacando a arte e a cultura em sua pureza e essência por meio de apresentações e exposições em diversos gêneros artísticos: dança, dança folclórica, arte literária, visuais e artesanato.
Os alunos da APAE de Caarapó-MS ficaram em 4º lugar na modalidade de dança folclórica e 10º lugar na modalidade de dança. São os nossos campeões. Embora não alcançaram a pontuação para a próxima etapa, conquistaram o maior de todos os prêmios: a superação dos seus limites.
A próxima etapa é o Festival Nacional que será realizado em Manaus-AM no mês de novembro.
Somente aqueles classificados em 1º lugar em suas modalidades no Festival Estadual poderão participar da etapa final.
Festival Nossa Arte
O Festival Nacional Nossa Arte visa à inclusão e à integração das pessoas com deficiência na sociedade por meio da arte. Apresentações e exposições artísticas como forma de desenvolvimento são organizadas para estimular a aprendizagem das pessoas com deficiência, oportunizando-lhes atividades de lazer, terapia e expressão pessoal. Além de despertar o gosto pelos gêneros e atividades artísticas com fins educacionais e formativos, o Festival Nacional Nossa Arte incentiva também o intercâmbio social. As pessoas com deficiência, das diversas regiões do Brasil, vivenciam os aspectos positivos da arte, ressaltando as Apaes como espaços culturais, artísticos e formativos da comunidade. Com a realização de um evento desta magnitude, a Federação Nacional das Apaes espera que o Movimento Apaeano conscientize a sociedade de que as pessoas com deficiência, mostrando suas habilidades, são capazes de se expressar por meio da arte, o que contribui para sua auto-estima e bem estar social.
Fonte: FENAPAES
'Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas.'