No dia 13/05 (segunda-feira) a APAE de Caarapó esteve presente na Audiência Pública que deu início a Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes realizada no SIMTED, representada pelo coordenador pedagógico José Antonio da Silva e pela assistente social Juliana Marques Rufino.
A palestrante da audiência foi a doutora em serviço social Estela Marcia Rondina Escondola, de Campo Grande, que explanou sobre a garantia dos direitos sexuais das crianças e adolescentes, e sobre os desafios para enfrentar a violação desses direitos.
Caso Araceli
Araceli Cabrera Sánchez Crespo tinha 8 anos quando foi assassinada violentamente em 18 de maio de 1973, em Vitória - ES. Ela foi sequestrada, espancada, estuprada, drogada e assassinada. Seu corpo foi encontrado somente seis dias depois, desfigurado por ácido e com marcas de extrema violência e abuso sexual. Os autores do crime, pertencentes a famílias influentes do Espírito Santo, jamais foram condenados.
A data da morte de Araceli foi transformada no Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes pelo Congresso Nacional.
'Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas.'