A assistente social Juliana Marque Rufino, esteve em Campo Grande, representando a APAE de Caarapó-MS na X Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada nos dias 28 e 29 de maio pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (SEDHAST) em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA/MS).
A Conferência teve por objetivo mobilizar toda a sociedade sul-mato-grossense no intuito de construir, coletivamente, estratégias de ação em torno dos diversos eixos temáticos, além de ser um espaço de construção de propostas cujos desdobramentos deverão ser incorporados às diretrizes da política estadual de promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente.
As discussões estão pautadas a partir do tema central: 'Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento às Violências'.
Os debates da conferência estadual foram divididos em cinco eixos temáticos: Eixo I: Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social; Eixo II: Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes; Eixo III: Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes; Eixo IV: Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes; e Eixo V: Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Criança e Adolescentes.
A Conferência Estadual teve como desafio elencar propostas para a Conferência Nacional, prevista para outubro deste ano em Brasília (DF).
O município foi representado por três delegados, eleitos na Conferência Municipal: Juliana Marques Rufino, delegada não-governamental; Marcos Vinicios Nakamura, delegado governamental; Emily de Freitas, delegada representando os adolescentes de Caarapó.
A participação da APAE nas políticas públicas é uma das formas da entidade garantir os direitos dos seus usuários e lutar, como rede, pelo bem comum das pessoas com deficiência intelectual e múltipla em toda faixa etária.
'Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas.'