A APAE de Caarapó-MS esteve presente nesta quarta-feira (27/03), na 7ª Conferência Municipal da Saúde, com o tema Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS, realizada no salão do Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação (SIMTED).
O objetivo da Conferência, conforme texto distribuído pelo cerimonial, foi chamar a atenção da sociedade para avaliar a situação da saúde, elaborar propostas a partir das necessidades da saúde e participar da construção do Plano Plurianual (PPA) e dos planos municipais, estaduais e nacional de saúde, no contexto dos 30 anos do Sistema Único de Saúde (SUS).
A importância da participação em conferências, é que estas são espaços amplos e democráticos de reflexão, discussão e articulação coletivas em torno de propostas e estratégias que apontam diretrizes para as várias políticas setoriais envolvidas, como a da assistência social, da educação, da saúde, do esporte e lazer, da cultura, do transporte e acessibilidade.
Têm sua relevância reconhecida para fortalecimento do processo democrático de participação social na gesta do SUS e para construção de diretrizes para formulação de políticas públicas de saúde que atendam os anseios e necessidades da população.
A principal característica das conferências é reunir representantes do governo e da sociedade civil, para elaboração de propostas que visem uma saúde mais justa e paritária.
Como a APAE promove a luta pelos direitos da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, procura ter participação ativa nas conferências, prova disso foi a escolha da assistente social da entidade, Juliana Marques Rufino, como delegada titular e a senhora Ruti Ladeia Leandro, mãe de aluno para representar junto aos outros delegados eleitos o município de Caarapó na Conferência Estadual.
A APAE foi representada pelos funcionários Alexandro Pastorello (Alex), assistente administrativo e Juliana Marques Rufino, assistente social, e pelas mães de alunos Ruti Ladeia Leandro e Andreia Paulo. A diretora Marinalva de Souza Farias da Costa também esteve presente, mas representando a Câmara Municipal de Vereadores, como presidente do legislativo.
Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticaspúblicas