Os alunos da Escola de Educação Especial Julio Cesar Nobre – APAE de Caarapó, participaram de diversas atividades no Dia do Circo que é comemorado anualmente em 27 de março.
As professoras dos dois turnos – matutino e vespertino, recepcionaram os alunos com um espaço representando o circo e caracterizadas e palhaços. Fizeram algumas encenações com histórias para reflexão e com músicas animadas para interagir com os alunos.
Esta data serve para homenagear este tipo de entretenimento que encanta crianças e adultos de todas as idades.
No mundo dos circos destacam-se os tradicionais palhaços, que divertem o público com situações cômicas e animadas.
No entanto, também é típico do circo apresentações de artistas malabaristas e de animais selvagens ou exóticos.
Porém, atualmente os circos procuram se focar na superação do ser humano, a partir de desafios físicos. Os animais costumavam ser muito maltratados, por isso deixaram de se tornar uma atração tão usual dos principais circos.
Na escola especial também tem como objetivo levar seus alunos a superarem suas limitações, por isso apresentar o mundo do circo a eles contribui para estimular esforços, sonhos e autonomia.
Os primeiros circos teriam surgido por volta do século III a.C, no Império Romano.
O dia 27 de março foi escolhido como Dia do Circo em homenagem ao palhaço brasileiro Abelardo Pinto, conhecido popularmente como Piolin, que nasceu nessa data em 1897.
Piolin era considerado um grande palhaço, que se destacava pela enorme criatividade cômica e pela habilidade como ginasta e equilibrista.
Tornou-se mundialmente famoso e chegou a ser homenageado durante a Semana de Arte Moderna de 1922, por Tarsília do Amaral, Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Anita Malfati.
Fonte: Mundo Educação
Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas