Hoje (18/10) a APAE de Caarapó está completando 25 anos de existência, fazendo a inclusão social e defendendo direitos da pessoa com deficiência intelectual e múltipla.
Durante todo o ano a entidade esteve, e ainda está promovendo ações voltadas ao seu aniversário.
No dia 20 de setembro foi celebrado uma festa em comemoração aos 25 anos da APAE (clique aqui e veja a matéria) e no dia 19 de novembro será realizado um almoço beneficente em prol da entidade, também em comemoração ao seu aniversário.
Finalidade
A APAE de Caarapó, mantenedora da Escola de Educação Especial Julio Cesar Nobre, mantém atendimento ao aluno com deficiência intelectual e múltipla, e visa alcançar através de suas atividades o preparo do assistido no seu aspecto biopsicossocial e educacional, objetivando a integração e o ajuste, o mais adequadamente possível na sociedade, assegurar sua qualidade de vida, possibilitar sua independência e possível autonomia; promover a sua normalização e contribuir para o resgate de sua cidadania, garantindo sua participação efetiva na comunidade em que está inserido.
A metodologia do atendimento pedagógico, leva em conta as diferenças peculiares, sendo os programas direcionados no sentido de promover o desenvolvimento integral do aluno.
Para ingressar na escola, o aluno será submetido a uma avaliação psicopedagógica realizada por profissionais habilitados para a finalidade. É necessário apresentar um diagnóstico, caso o aluno não tenha um diagnóstico confirmado, este é encaminhado aos profissionais especializados.
Os atendimentos oferecidos pela APAE são totalmente gratuitos.
'Pessoas com deficiência: direitos, necessidades e realizações'