Os alunos da Escola de Educação Especial Julio Cesar Nobre – APAE de Caarapó-MS, estiveram na tarde de ontem (28/05) no batalhão do Corpo de Bombeiros participando das atividades do Maio Amarelo, que este ano traz como lema no trânsito, o sentido é a vida.
Para demonstrar os cuidados no atendimento de socorro às vítimas de acidentes de trânsito e de outros, os bombeiros deram demonstrações práticas com seus instrumentos de trabalho e noções de primeiros-socorros aos alunos apaeanos.
Passaram também aos alunos, algumas dicas de prevenção à acidentes, dentre outras.
Sobre o Maio Amarelo
As ações da campanha são realizadas nos municípios de todo o Brasil com o objetivo de promover maior segurança no trânsito, com ênfase na vida humana. O Maio Amarelo nasceu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. Em 2019, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) adotou o lema No trânsito, o sentido é a vida, temática sugerida pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV).
Em Caarapó, a campanha é promovida pela prefeitura, através da Semeec (Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura), e o Demtrat (Departamento Municipal de Transporte e Trânsito), com apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Detran/MS, escolas estaduais e municipais e centros de formação de condutores.
A cor amarela do movimento foi escolhida por simbolizar atenção, em referência à sinalização de advertência no trânsito. Já o mês foi escolhido por ter uma ligação com a história de segurança no trânsito, uma vez que foi em maio de 2011 que a ONU decretou a Década de Ações para a Segurança no Trânsito. A meta é reduzir pela metade os acidentes de trânsito.
'Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas.'