As alunas Fernanda Fernandes Ferreira e Fernanda Souza Barros do curso Artes Cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD, estiveram realizando o projeto Dança Inclusiva, nos dias 07 e 08 de novembro, com os alunos dos dois períodos, da Escola de Educação Especial Julio Cesar Nobre – APAE de Caarapó.
O projeto faz parte do trabalho de estágio das alunas que optaram em contemplar a educação especial, escolhendo para este fim a Escola Julio Cesar.
O projeto Dança Inclusiva, segue o modelo Lagartixa na Janela, grupo dirigido por Uxa Xavier, artista e educadora de dança (acesse: https://lagartixanajanela.wordpress.com/ e saiba mais sobre o projeto)
A finalidade do projeto é ensinar a dança, que de acordo com o modelo dançar é: articular processos criativos e pedagógicos para gerar a percepção e apropriação do corpo e do movimento como um meio de expressão, tão importante quanto o falar, o escrever, desenhar ou tocar um instrumento. É a construção do entendimento de que dança é uma linguagem e que possui suas propriedades e particularidades, e que também dialoga com as outras linguagens artísticas.
A animação e empatia das estagiárias foram fundamentais para a realização do projeto que foi concretizado com sucesso.
'Pessoas com deficiência: direitos, necessidades e realizações'