A APAE de Caarapó, mantenedora da Escola Especial Julio Cesar Nobre, mantém atendimento às pessoas com défictis intelectuais e múltiplas, e visa alcançar através de suas atividades o preparo dos alunos no seu aspecto bio-psico-social e educacional, objetivando a integração e o ajuste, o mais adequadamente possível na sociedade, assegurar sua qualidade de vida, possibilitar sua independência e possível autonomia; promover a sua normalização e contribuir para o resgate de sua cidadania, garantindo sua participação efetiva na comunidade em que está inserida.
A metodologia do atendimento pedagógico, leva em conta as diferenças peculiares, sendo os programas direcionados no sentido de promover o desenvolvimento integral do aluno.
Para ingressar na escola, o aluno será submetido a uma avaliação psico-pedagógica realizada por profissionais habilitados para a finalidade. É necessário apresentar um diagnóstico, caso o aluno não tenha um diagnóstico confirmado, este é encaminhado aos profissionais especializados.
Os atendimentos oferecidos são totalmente gratuitos.