Pesquisar Apaes

Você deseja ir para qual instituição Apae? Clique nas setas para visualizar as opções.

Estado

Unidade

Áreas de Atuação

DOS SERVIÇOS, PROJETOS E ATIVIDADES DESENVOLVIDOS

 

Serviço de Apoio e orientação sociofamiliar

Este serviço tem por finalidade oferecer apoio aos usuários e sua respectiva família, através da acolhida, recepção, escuta estudo social, orientação, encaminhamento, articulação com a rede de serviços socioassistenciais, com o sistema de garantia de direitos e com outras políticas públicas.

A equipe responsável pela execução deste serviço é composta por uma psicóloga e uma coordenadora pedagógica.

Este serviço é realizado de 2º a 6º feira durante o ano com a equipe técnica especializada.

 

Atividade de vida diária e prática

Neste serviço trabalhamos junto aos usuários os principais aspectos comportamentais dentro e fora da instituição, ou seja, a inclusão social, habilidades sociais e independência nas atividades de higiene e cuidado pessoal reforçando hábitos saudáveis, tais como: fazer a barba, depilação para as usuárias, corte das unhas, cuidados com os cabelos, higiene bucal e uso do fio dental.

Os usuários são estimulados quanto ao cuidado com a aparência, onde foi escolhido um dia da semana para orientar corretamente quanto ao uso de maquiagem e noções de manicure.

São realizadas atividades de vida prática (AVPs), como: organização e limpeza dos utensílios utilizados na cozinha, bem como a manipulação dos mesmos e a preparação de lanches rápidos (café da manhã e lanche da tarde). Trabalhamos também os cuidados na manutenção do calçado, higienização de roupas íntimas, organização das roupas, noções de comportamento no trânsito como atravessar a rua, prestar atenção nas placas e semáforos.

 

Oficina das famílias

O serviço de atendimento destinado às famílias foi desenvolvido visando à superação da fragilidade socioeconômica e fortalecimento dos vínculos familiares.     

Nesta oficina são oferecidos cursos de bordado, crochê e artesanato.

Além da realização do curso como fonte de renda, há também outros fatores positivos, como o fortalecimento dos vínculos entre as participantes.

Ressaltamos que grande parte das famílias atendidas são público alvo da assistência social, muitas são beneficiárias dos programas públicos de transferência de renda ou estão inscritas no CadÚnico.

 

Ações socioassistenciais (esporte, dança, teatro e capoeira)

As atividades esportivas, recreativas, culturais e de convivência fazem parte do trabalho socioassistencial desenvolvido, dado aos benefícios que as mesmas trazem para a inclusão social das pessoas com deficiência atendidas.

Estas atividades possibilitam estimular a prática esportiva, a dança e a música, estimular a convivência, a superação de limites, além de trabalhar o relacionamento interpessoal, promovendo a qualidade de vida de forma prazerosa e lúdica.

Na área esportiva trabalham-se diversas modalidades esportivas como o futsal, atletismo, basquete e outras modalidades. 

A equipe responsável diretamente pela execução destes serviços são os professores de educação física e o instrutor de capoeira.

 

Defesa e Garantia de Direitos

As ações de Defesa e Garantia de Direitos das pessoas com deficiência perpassa todos os serviços oferecidos pela entidade.

Tem por objetivo a garantia dos direitos já conquistados e a conquista de novos direitos, através da articulação com o Sistema de Garantia de Direitos, Conselho Tutelar e outros órgãos.

Na perspectiva da garantia de direitos, a entidade mantém a participação de seus profissionais nos diversos Conselhos Municipais, fóruns e encontros representando o segmento da pessoa com deficiência.

 

EDUCAÇÃO

 

 

Educação Infantil

A Educação Infantil desenvolve seu trabalho dividindo-se em duas etapas: Educação Precoce, de 0 a 3 anos e 11 meses e Educação Pré-Escolar, de 4 a 5 anos e 11 meses.

No decorrer de cada ano letivo são oferecidas às crianças oportunidades para que pudessem desenvolver plenamente suas possibilidades de apropriação e de compreensão de significados no mundo, da natureza e da cultura, para isso são incentivadas iniciativas em diversas áreas: brincar, movimentar-se em vários espaços, expressar sentimentos e pensamentos, uso da imaginação, da criatividade e incentivo à curiosidade.

Para a concretização do trabalho são desenvolvidas várias atividades, tais como: brincadeiras, dramatizações, histórias contadas, passeios, cantigas, desenhos etc.                       

  

Ensino Fundamental

O programa é oferecido do 1º ao 3º ano, onde são desenvolvidas as competências e habilidades de cada aluno, respeitando suas necessidades de apoio.

O trabalho desenvolvido tem por objetivo o pleno desenvolvimento da cidadania, a aquisição de autonomia e independência, de maneira que o aluno possa se posicionar de forma crítica, responsável e construtiva nas diversas situações sociais.

O programa pauta-se pelo desenvolvimento de habilidades nas áreas de funcionalidade acadêmica, comunicação, autocuidado, vida familiar, vida social, autonomia, independência, saúde, segurança e lazer.

São desenvolvidos durante o ano, os conteúdos da Proposta Pedagógica, Atividades em Sequência e os Projetos Pedagógicos, para que os objetivos sejam alcançados.

Em cada ação são firmadas parcerias com as famílias e comunidade, pois só assim, o aluno poderá compreender a importância de seu papel na sociedade em que vive.

  

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

 

A Educação Física Escolar proporciona ao educando vivências corporais no qual os levam a ter consciência do corpo através de diferentes linguagens (danças, jogos, ginástica, atividades rítmicas, esportes), atividades lúdicas e recreativas.

As turmas dos educandos são divididas conforme o grau de habilidade e capacidade física, com atendimentos duas vezes por semana.

Na realização deste serviço, são desenvolvidos vários projetos como:

* Carnaval e Festa junina;

* Resgatando as brincadeiras antigas;

* Atividades esportivas, recreativas e de lazer direcionadas, como: vôlei adaptado, basquete adaptado, arremesso de peso e atletismo;

 

FAMÍLIA NA ESCOLA

 

A Escola de Educação Especial Julio Cesar Nobre compreende como sendo de fundamental importância o envolvimento das famílias em todo o processo educacional, pois a continuidade do trabalho está, na mudança de hábitos alcançada, a partir do desenvolvimento de todas as atividades.

Para que esta parceria seja efetivada, várias propostas são concretizadas, entre elas:

* Reuniões Bimestrais de pais e professores, para discussão dos resultados obtidos;

* Reuniões com pais e a coordenação para discussão de assuntos de cunho pedagógico e orientações diversas;

* Participação dos familiares em atividades diversas.

 

SAÚDE

 

Os serviços de assistência à saúde são realizados de forma continuada e com o objetivo de proporcionar à pessoa com deficiência intelectual, associado ou não a outras deficiências o atendimento como Fisioterapia, Hidroterapia e Psicologia, por equipe multiprofissional e multidisciplinar, visando à reabilitação clinica funcional, melhoria da qualidade de vida, ampliação de potencialidades laborais e independência na vida diária de modo a contribuir para a sua inclusão social, qualidade de vida, bem como trabalhar na prevenção as alterações secundárias.

A APAE de Caarapó-MS, não possui convênio com o SUS, este trabalho  é realizado com equipe remunerada pela APAE com recursos próprios e cedência do Município.

 

Dos atendimentos realizados:

 

Estimulação Precoce:

A estimulação precoce foi à porta de entrada da entidade.

As crianças são encaminhadas logo após a identificação da deficiência ou necessidade de estimulação.

Este serviço é oferecido para crianças de 0 a 3 anos de acordo com as necessidades apresentadas, considerando os benefícios da estimulação, o mais precoce possível.

O atendimento é realizado em grupo, por equipe multiprofissional, numa perspectiva interdisciplinar e as famílias são orientadas a realizar os exercícios na instituição e a estimular seus filhos no domicilio, dado a necessidade da estimulação em tempo integral.

Algumas famílias necessitaram de atendimento individualizado e são atendidas por equipe multidisciplinar uma vez por semana.

Dentre as principais atividades desenvolvidas neste serviço podemos elencar:

* Dias livre com atividades lúdicas, massagem relaxante e dança;

* Festas e passeios comemorativos, contextualizando a criança dentro de sua cultura;

* Participação das mães em eventos da instituição.

 

Fisioterapia:

O atendimento da fisioterapia é realizado individualmente e de forma continuada, dado a necessidade de trabalhar a habilitação e reabilitação clínico funcional dos usuários atendidos.

A orientação às famílias também faz parte do trabalho realizado, dado a importância da estimulação no domicílio, do alongamento e posicionamento adequado, da repetição dos exercícios visando o fortalecimento dos músculos, contribuindo para o desenvolvimento das habilidades motoras, manutenção e preservação da qualidade de vida dos atendidos.

Encaminhamentos para a rede de atendimento do Município e/ou Estado são realizados, quando necessário.

A fisioterapeuta também realiza a prescrição de órteses, cadeiras adaptadas e outros.

 

Fisioterapia respiratória:

A fisioterapia respiratória tem por finalidade trabalhar a prevenção de complicações pulmonares, como, pneumonia de repetição, bronquite, asma e outras doenças respiratórias, considerando que as pessoas com deficiência estão mais vulneráveis a estes problemas.

A participação da família é fundamental neste processo, contribuindo com o posicionamento adequado do usuário no domicílio, cuidados diários com alimentação, administração de medicamentos e higiene pessoal, melhorando a qualidade de vida dos atendidos e consequentemente um melhor prognóstico.

 

Psicologia:

O trabalho da psicologia é de orientação e apoio às famílias, no estabelecimento de metas e aprimoramento das habilidades sociais, afetivas e comportamentais adequados à realidade do contexto familiar, visando o desenvolvimento da pessoa com deficiência e sua inclusão social.

O trabalho é desenvolvido de forma interdisciplinar com as áreas da educação e assistência social.

 

Hidroterapia:

É uma forma de expandir a abrangência das opções de tratamento por parte da fisioterapia e melhorar as perspectivas de recuperação para o aluno/paciente com exercícios e manipulação utilizando técnicas cientificamente experimentadas.

 

INCLUSÃO DIGITAL

Uma vez por semana, os alunos participam de aulas de informática, aprendendo noções básicas da computação.

Endereço:
Avenida Tiradentes, 1005 - atrás do Terminal Rodoviário • Caarapó • MS
E-mail:
caarapo@apaems.org.br
Telefone:
(67) 34531937