Pesquisar Apaes

Você deseja ir para qual instituição Apae? Clique nas setas para visualizar as opções.

Estado

Unidade

HISTÓRICO

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE do Município de Caarapó, Estado do Mato Grosso do Sul, mantenedora da Escola de Educação Especial Julio Cesar Nobre, surgiu em 18 de setembro de 1992, entre um grupo de pessoas da comunidade que idealizou estruturar uma entidade voltada aos interesses da pessoa com necessidades especiais.

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE do Município de Caarapó, Estado do Mato Grosso do Sul, mantenedora da Escola de Educação Especial Julio Cesar Nobre, surgiu em 18 de setembro de 1992, entre um grupo de pessoas da comunidade que idealizou estruturar uma entidade voltada aos interesses da pessoa com necessidades especiais. Formando assim, uma Diretoria Provisória, onde foram aclamados os seguintes membros: 

 

Presidente: Marilda de Paula Acosta;

Secretária: Maria Joana de Carvalho;

Tesoureiro: Pedro Pereira Vargas;

Conselho Deliberativo: Divaney Abruceze Gonçalves, Maria de Lourdes Ferreira Lins, Divina Fátima dos Santos, Clarice Esteves Croider, João Rodrigues Salazar, Pedro Luiz Camponogara, José Carlos Ferreira Gonçalves, Isabel Telbis Darim, Dirce Luiza Espinosa Spósito, Eliza Diniz da Silva e Antonio Faria de Azambuja.

 

Mas, foi em 18 de outubro de 1992 que a APAE foi organizada, homologado seu estatuto social, criado seu quadro de associados e obtido o local de funcionamento. Nesta data, então, comemoramos o seu aniversário. A primeira gestão eleita (18/10/1992 a 31/12/1993) foi:

 

Presidente: Marilda de Paula Acosta;

Vice-Presidente: Divaney Abruceze Gonçalves;

Secretária: Maria Joana de Carvalho;

Tesoureiro: Pedro Pereira Vargas;

Conselho Fiscal: Nelson Rojas, Gentil Grutler, Maria Leticia Ferreira Lins;

Conselho Deliberativo: Divaney Abruceze Gonçalves, Maria de Lourdes Ferreira Lins, Divina Fátima dos Santos, Clarice Esteves Croider, João Rodrigues Salazar, Pedro Luiz Camponogara, José Carlos Ferreira Gonçalves, Isabel Telbis Darim, Dirce Luiza Espinosa Spósito, Eliza Diniz da Silva, Luiz Canisso Sobrinho e Rosicler da Fonseca Silveira.

 

O nome da Escola de Educação Especial Julio Cesar Nobre, mantida pela APAE de Caarapó-MS, foi uma homenagem ao ex-aluno Julio Cesar Nobre (in memoriam), por ter feito parte do primeiro quadro de alunos da APAE. Ele era uma criança alegre, amorosa, espirituosa, educada, que se relacionava fácil com as pessoas, deixando na memória uma expressão que ele usava quando cumprimentava-as: “Te amo!” Por essa e outras condutas inesquecíveis, foi constituído como patrono da instituição escolar.

Endereço:
Avenida Tiradentes, 1005 - atrás do Terminal Rodoviário • Caarapó • MS
E-mail:
caarapo@apaems.org.br
Telefone:
(67) 34531937